Trabalhamos para você ficar conectado com o mundo e para garantir sua conexão.

Com a Actec a sua ligação com o mundo está assegurada.
Redes
 

Uma rede de informática é a partilha de dados, software ou componentes (impressoras, discos rígidos, modems, etc) entre um grupo de computadores. Uma rede pode ser tão pequena quanto dois computadores ligados por um cabo ou tão grande quanto centenas deles em varias configurações. Essencialmente uma rede é uma maneira de ligarmos pessoas e computadores, permitindo que se comuniquem e partilhem informações.

Vantagens de se utilizar uma rede:
* Economia de materias:  uma rede pode partilhar para que sejam utilizados em vários computadores. Desta forma, dois ou mais computadores podem usar a mesma ferramenta.
* Utilizadores identificados por senha: podem-se identificar utilizadores numa rede através de uma senha, assim, pode delimitar-se o horário em que eles podem entrar na rede e o que eles podem fazer.
* Custo de manutenção:  com a rede, diminui-se drasticamente os custos com a manutenção dos equipamentos.
* Partilhar internet: não é preciso ter uma ligação à internet para cada computador da rede. Pode-se simplesmente urtilizar uma única ligação que será compartilhada com os outros computadores da rede.

ATIVOS DE REDE
São os equipamentos básicos que fazem sua rede funcionar. São os switches, roteadores, access points, dentre outros. Sem eles a sua rede simplesmente não terá utilidade. E você só percebe que eles existem quando dão problema e algum serviço importante sai do ar.
A má configuração desses equipamentos causa um dos problemas abaixo (ou todos eles):
> Internet lenta;
> Erros ao tentar salvar arquivos na rede;
> Travamento constante das aplicações;
> Furto e vazamento de informações importantes.

FIBRA ÓPTICA
Fibra óptica é um filamento, de vidro ou de materiais poliméricos, com capacidade de transmitir luz. As fibras ópticas são utilizadas como meio de transmissão de ondas eletromagnéticas (como a luz) uma vez que são transparentes e podem ser agrupadas em cabos. Estas fibras são feitas de plástico ou de vidro. O vidro é mais utilizado porque absorve menos as ondas eletromagnéticas.

Vantagens:
* Dimensões Reduzidas;
* Capacidade para transportar grandes quantidades de informação ( Dezenas de milhares de conversações num par de Fibra);
* Atenuação muito baixa, que permite grandes espaçamentos entre repetidores, com distância entre repetidores superiores a algumas centenas de quilômetros;
* Imunidade às interferências etromagnéticas;

APLICAÇÕES: Uma característica importante que torna a fibra ótica indispensável em muitas aplicações e o fato de não ser suscetível à interferência eletromagnética, pela razão de que não transmite pulsos elétricos, como ocorre com outros meios de transmissão que empregam os fios metálicos, como o cobre. Podemos encontrar aplicações do uso de fibra ótica na medicina (endoscopias por exemplo) como também em telecomunicações (principalmente internet e telefonia) em substituição aos fios de cobre.

TIPOS DE FIBRAS: As fibras óticas podem ser basicamente de dois modos:
Monomodo:
* Permite o uso de apenas um sinal de luz pela fibra.
* Dimensões menores que os outros tipos de fibras.
* Maior banda passante por ter menor dispersão.
* Geralmente é usado laser como fonte de geração de sinal.
Multimodo:
* Permite o uso de fontes luminosas de baixa ocorrência tais como LED´S (mais baratas).
* Diâmetros grandes facilitam o acoplamento de fontes luminosas e requerem pouca precisão nos conectores.
* Muito usado para curtas distâncias pelo preço e facilidade de implementação pois a longa distância tem muita perda

Link Digital E1
As linhas convencionais são analógicas podendo conter ruídos, chiados, entre outros problemas. No link E1, por se tratar de um sistema digital é confiável, principalmente na qualidade e melhor economicamente também. Nas linhas analógicas você paga uma conta por linha, uma mensalidade, e fica aquele aglomerado de  fios chegando em sua central (esteticamente muito ruim para seu local de trabalho), e tem direito a uma certa quantidade de minutos conforme o seu plano, já no link E1 você pode ter ate 45 linhas digitais pagando apenas uma conta, sem limite de minutos, com o sinal bem melhor, e apenas um par de fios chegando em sua central. 
Outra facilidade que você terá adquirindo um link E1 é o DDR (Discagem Direta Ramal), ou seja, você pode associar uma linha para cada ramal que você tiver na sua empresa (exemplo: se você tiver um link de 10 canais, você pode associar 10 ramais a 10 linhas digitais e receber ligações direto no ramal, o que facilita bastante o contato rápido). Economicamente também e bem vantajoso, a diferença chega a 30% se compararmos a mensalidade de linhas analógicas com as digitais.

Wireless
A tecnologia Wireless (sem fio) permite a conexão entre diferentes pontos sem a necessidade do uso de cabos (nem de telefonia, nem de TV a cabo, nem de fibra ótica), através da instalação de uma antena e de um rádio de transmissão. O sinal é recebido em alta freqüência, portanto não interfere em nenhum tipo de aparelho eletrônico. Wireless (wire=fio, less=sem) significa um sistema de antenas interligadas entre si, que transmitem informações via ondas de rádio. Essa tecnologia vem sendo amplamente adotada por se tratar de uma solução que possibilita alta velocidade a um custo semelhante ao da conexão discada.
O sistema de acesso Wireless é a maneira mais eficiente de acesso à internet por Banda Larga. Pode-se obter velocidade de 64Kbps, 128Kbps, 256Kbps, 512Kbps e até 11Mbits. No funcionamento do sistema existe uma antena, num ponto central e estratégico, que esta conectada ao provedor, e este diretamente ao Backbone internet. Esse sistema coloca o usuário em contato direto com a internet, onde ele poderá navegar a vontade.

VoIP 
É a abreviatura em inglês de voice over internet protocol e nada mais é do uma tecnologia que permite o uso da internet para transmissão de voz. Em outras palavras, é possível fazer ligações telefônicas usando sua conexão de internet ao invés de utilizar sua linha de telefone comum. Utilizando a tecnologia VoIP você pode obter uma economia de até 80% ao fazer suas ligações para qualquer lugar do Brasil e do Mundo e ainda dispõe de comodidade e controle em tempo real de seus gastos.
 
Como funciona
A plataforma VoIP transforma os sinais de voz (analógicos) em pacotes digitais para transmissão tanto na Internet quanto na Intranet. Estes pacotes são compactados para transmissão a um segundo portal, no qual eles serão novamente compactados, dessa vez em sinais de som analógicos, e enviados ao receptor.

Hub
É um dispositivo que tem a função de interligar os computadores de uma rede local. Sua forma de trabalho é a mais simples se comparado ao switch e ao roteador: o hub recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas. No momento em que isso ocorre, nenhum outro computador consegue enviar sinal. Sua liberação acontece após o sinal anterior ter sido completamente distribuído. Em um hub é possível ter várias portas, ou seja, entradas para conectar o cabo de rede de cada computador. Geralmente, há aparelhos com 8, 16, 24 e 32 portas. A quantidade varia de acordo com o modelo e o fabricante do equipamento. Caso o cabo de uma máquina seja desconectado ou apresente algum defeito, a rede não deixa de funcionar, pois é o hub que a "sustenta". Também é possível adicionar um outro hub ao já existente. Por exemplo, nos casos em que um hub tem 8 portas e outro com igual quantidade de entradas foi adquirido para a mesma rede.
Hubs são adequados para redes pequenas e/ou domésticas. Havendo poucos computadores é muito pouco provável que surja algum problema de desempenho

Switch
É um aparelho muito semelhante ao hub, mas tem uma grande diferença: os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino. Isso porque os switchs criam uma espécie de canal de comunicação exclusiva entre a origem e o destino. Dessa forma, a rede não fica "presa" a um único computador no envio de informações. Isso aumenta o desempenho da rede já que a comunicação está sempre disponível, exceto quando dois ou mais computadores tentam enviar dados simultaneamente à mesma máquina. Essa característica também diminui a ocorrência de erros (colisões de pacotes, por exemplo). É possível ter várias portas em um switch e a quantidade varia de acordo com o modelo e o fabricante.
O hub está cada vez mais em desuso. Isso porque existe um dispositivo chamado "hub switch" que possui preço parecido com o de um hub convencional. Trata-se de um tipo de switch econômico, geralmente usado para redes com até 24 computadores. Para redes maiores mas que não necessitam de um roteador, os switchs são mais indicados

Roteadores
O roteador (ou router) é um equipamento utilizado em redes de maior porte. Ele é mais "inteligente" que o switch, pois além de poder fazer a mesma função deste, também tem a capacidade de escolher a melhor rota que um determinado pacote de dados deve seguir para chegar em seu destino. É como se a rede fosse uma cidade grande e o roteador escolhesse os caminhos mais curtos e menos congestionados. Os roteadores são capazes de interligar várias redes e geralmente trabalham em conjunto com hubs e switchs.

Existem basicamente dois tipos de roteadores:
Estáticos: este tipo é mais barato e é focado em escolher sempre o menor caminho para os dados, sem considerar se aquele caminho tem ou não congestionamento;
Dinâmicos: este é mais sofisticado (e conseqüentemente mais caro) e considera se há ou não congestionamento na rede. Ele trabalha para fazer o caminho mais rápido, mesmo que seja o caminho mais longo. De nada adianta utilizar o menor caminho se esse estiver congestionado. Muitos dos roteadores dinâmicos são capazes de fazer compressão de dados para elevar a taxa de transferência.

Acess Point
É um dispositivo que permite interligar duas redes sem fio entre si ou uma rede a vários dispositivos. Em geral, o access point se conecta a uma rede cabeada, e fornece acesso sem fio a esta rede para dispositivos móveis no raio de alcance do sinal de rádio.
Há várias formas de configuração de um mesmo dispositivo access point. Tal configuração depende do serviço a ser prestado pelo access point e dos dispositivos que irão aessar o mesmo. A configuração de um access point nem sempre é um processo simples pois, como os dispositivos são versáteis demais, oferecem dezenas de configurações para cada um dos modos de operação. Isto muitas vezes torna confuso escolher a configuração desejada

Bluetooth  
É um padrão global de comunicação sem fio e de baixo consumo de energia que permite a transmissão de dados entre dispositivos compatíveis com a tecnologia. Para isso, uma combinação de hardware e software é utilizada para permitir que essa comunicação ocorra entre os mais diferentes tipos de aparelhos. A transmissão de dados é feita através de radiofrequência, permitindo que um dispositivo detecte o outro independente de suas posições, desde que estejam dentro do limite de proximidade.




















































































  Empresa
  Serviços
  Clientes
  Parceiros
  Dúvidas Comuns
  Newsletter
  Contatos
 
CONTATOS E SUPORTE
+55 54 3028.2321
© 2011 | acteceletro.com.br
 
HOME | EMPRESA | SERVIÇOS | CLIENTES | NOTÍCIAS | CASES | CONTATO